1° e 2° via do CPF Online | Passo a passo para solicitar de graça

A Receita Federal permite que os brasileiros emitam o a primeira e a 2° via do CPF online, sem a necessidade do cidadão comparecer em uma unidade física. O serviço é totalmente gratuito e funciona de segunda a segunda, incluindo domingos e feriados nacionais.

Diferente do que acontecia, onde o cidadão precisava enfrentar filas em agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para solicitar o documento. Hoje em dia, o procedimento pode ser feito no conforto de sua casa, através de um dispositivo conectado à internet. A taxa de R$5,70 também foi extinta.

Além disso, quem tinha o cartão de plástico e perdeu a via, não conseguirá uma segunda via do CPF pela internet da mesma forma. Agora, o cartão é impresso em papel, mas a validade é a mesma.

Como funciona o pedido do CPF?

Desde 2010, a Receita federal não emite mais a versão em plástico do CPF. No entanto, no mesmo período a numeração começou a ser emitida em outros documentos pessoais dos brasileiros, como a carteira de motorista e o RG.

No entanto, os novos pedidos de 1º ou 2º via do CPF online tem a mesma validade com o extinto documento. Dessa forma, o cidadão pode fazer a impressão do documento e mandar plastificar.

Fazer primeira via do CPF online

Se você ainda não tem o CPF ou deseja emitir o documento para algum amigo, familiar ou conhecido, siga os passos abaixo:

como emitir a 1° via do CPF na internet

  1. O primeiro passo é visitar a página de inscrição do CPF, na Receita Federal;
  2. Em seguida, preencha todas as informações solicitas, tais como: nome, data de nascimento, número do título, sexo, nacionalidade, UF e nome da mãe;
  3. Na tela seguinte, informe os seus dados de contato, que incluí: nome da rua, número do CPF, pontos de referência, numero da casa, cidade, estado e outros;
  4. Por fim, digite o DDD, um telefone fixo e o número do seu celular e clique em enviar.

Passo a passo 2º via do CPF online

O procedimento para emitir a 2° via do CPF online é tão simples quanto emitir a primeira. Todavia, é preciso seguir o passo a passo corretamente.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar a página de emissão de segunda via, no endereço da RF.

Após ter acessado o link indicado, atente-se as três opções disponíveis na página. São elas:

  • Primeiramente, pessoas que não enviaram a declaração do IRPF nos últimos dois programas;
  • Segundo, indivíduos que enviaram a declaração do imposto de renda nos últimos dois anos;
  • Terceiro, cidadãos que iniciaram o atendimento da retirada da 2° via do CPF através de uma das agências do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal.

Como utilizar cada opção para emitir a segunda via?

Não fiz a declaração nos últimos dois anos

Essa é a opção mais fácil. Simplesmente clique no botão ao lado da frase, com os dizeres “impressão simplificada”. Após o acesso, informe os seguintes dados: CPF, nome completo do interessado, data de nascimento, número do título e o nome completo da mãe. Em seguida, clique em enviar.

formulário para solicitar 2 via do cpf

Feito, basta fazer a impressão da segunda via do CPF online.

Declaração do imposto foi feita em um dos últimos 2 anos

Nesse caso em especifico, será preciso se autenticar no site da Receita Federal e somente depois solicitar a segunda via.

Para isso, clique sobre o link “Atendimento virtual”. Na próxima tela, digite o seu documento de CPF, o código de acesso fornecido pela RF, juntamente com a sua senha de criada.

Se não der certo, tente utilizar o primeiro procedimento.

Iniciou o atendimento pelo BB, CEF ou Correios

Caso você tenha solicitado a segunda via do CPF através do Banco do Brasil ou outros credenciados, será necessário selecionar a terceira opção.

Depois de clicar no link, insira o local que você buscou atendimento, Caixa, por exemplo. Em seguida, informe o código do atendimento, sua data de nascimento e do atendimento.

Feito isso, a emissão da 2° via do CPF estará pronta para ser impressa.

Porque devo ter um CPF?

O comprovante de inscrição pessoa física é um dos documentos mais importantes do brasileiro. Com ele, o cidadão consegue financiar a casa nova, consultar o extrato do FGTS, abrir cadastros em empresas e bancos, dentre outros.

Com o CPF também é possível fazer um curso de babá gratuito no Senac. A instituição de ensino apenas aceita alunos que façam o seu cadastro utilizando o documento. Devido a isso, se você ainda não tem um CPF, é fortemente recomendado que você o faça.

O comprovante de PF também é utilizado para criar uma conta no PIS/PASEP. Ou seja, sem esse documento, você está perdendo muito mais do que pensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *