Cartão do Cidadão – Como solicitar e fazer o desbloqueio do seu

Com o cartão do cidadão, o trabalhador consegue ter acesso a todos os seus benefícios, sem precisar ir até uma agência presencial da Caixa. Com o cartão em mãos, o portador consegue efetuar saques do PIS, consultar e sacar o FGTS, dentre outros serviços disponíveis.

Os saques e consultas com o cartão do cidadão podem ser realizadas através de um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou em uma das milhares de casas lotéricas espalhadas pelo Brasil.

Entretanto, nem todos os trabalhadores brasileiros tem direito ao cartão. Nesta postagem, falaremos mais sobre quem pode e como solicitar o cartão cidadão e a senha.

Quem tem direito ao cartão do Cidadão

A emissão do cartão do cidadão é destinada exclusivamente para trabalhadores que não tem conta na Caixa e que tenham benefícios sociais ou trabalhistas disponíveis.

Para solicitar, o beneficiário deve ter um dos serviços disponíveis para retirada: FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família.

No entanto, mesmo trabalhadores que tem Abono Salarial para saques futuros, não conseguem fazer a emissão do cartão.

Caso você tenha uma conta corrente ou poupança da CEF, o valor será creditado automaticamente nela. Dessa forma, a movimentação deve ser feita com o seu cartão de débito.

Se você precisa do cartão do cidadão apenas para fazer consulta do valor do PIS e extrato do FGTS, sugerimos que baixe os aplicativos direcionados a esses benefícios.

Os trabalhadores que têm direito ao cartão precisam procurar uma agência da Caixa para manter o seu cadastro atualizado e garantir o recebimento do cartão.

Dependendo do valor disponível, o trabalhador pode fazer a retirada do saque aniversário do FGTS com o cartão.

Como solicitar o cartão?

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Existem apenas duas formas de solicitar o cartão do Cidadão, através da central de atendimento ou diretamente em uma das agências.

Entretanto, o interessado precisa cumprir os requisitos listados anteriormente, ou seja, não ter conta corrente ou poupança na Caixa e possuir algum benefício trabalhista ou social em ponto de retirada.

Na central de atendimento, ligue para o telefone gratuito 0800 726 0207. Se preferir ir até uma agência física, leve todos os seus documentos, comprovante de residência e carteira de trabalho.

Como criar uma senha para o cartão cidadão

Com a senha do cartão cidadão em mãos, o indivíduo poderá realizar saque do FGTS, do Bolsa família, dentre outros benefícios, através das Casas Lotéricas, caixa eletrônico da CEF, representantes do Caixa Aqui e em postos de atendimento da instituição. O procedimento é feito de forma rápida e segura.

Desbloqueio no 0800 e Casas Lotéricas

A criação da senha do cidadão é bem tranquila de ser feita. Com o seu cartão em mãos, ligue para a central de atendimento da CEF, no telefone 0800 726 0207 e realize o pré-desbloqueio.

Em seguida, dirija-se até uma das Casas Lotéricas portando o seu cartão e um documento de identificação com foto.

Documentos aceitos:

  • RG – Carteira de identidade;
  • CNH – Mesmo documentos vencidos são aceitos. No entanto, é preciso ter foto;
  • Carteira profissional. Por exemplo: CRM;
  • Identidade de estrangeiros;
  • Documento de passaporte;
  • Dentre outros.

Moradores da cidade de Sorocaba em São Paulo, podem fazer o desbloqueio em uma das Casas Lotéricas próximas a feira barganha Sorocaba.

Desbloqueio da senha da agência

Por outro lado, também é possível fazer o desbloqueio do seu cartão cidadão e criar uma senha diretamente uma das agências da Caixa Econômica.

Para isso, não é necessário levar o cartão junto, basta apresentar um documento de identificação com foto. Os modelos disponíveis foram listados acima.

Retirar segunda via do Cartão Cidadão

Diferente do primeiro pedido, a segunda via do cartão do cidadão pode ser solicitada pelo 0800. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não perder a chance.

Na ligação, será necessário fazer a confirmação de todos os seus dados. Na parte do endereço, será necessário informar o endereço cadastrado na Caixa. Caso você diga um endereço diferente do cadastrado, o cartão não será imitido. Dessa forma, você precisará ir até uma agência mais próxima e fazer a atualização cadastral.

Por outro lado, se o endereço antigo é a casa dos pais, por exemplo, basta fazer a confirmação e a segunda via será enviada em até 90 dias.

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