Consultar saldo do FGTS pelo aplicativo de celular

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios garantidos ao funcionário formal (CLT). Todavia, nem todos os trabalhadores sabem como consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo.

O procedimento de consulta é bem simples. O cidadão precisará ter o aplicativo do programa instalado e atualizado e fazer um breve cadastro.

Além do aplicativo do para celular, o interessado também consegue consultar o saldo do benefício FGTS no site da Caixa ou ligando na central de atendimento.

O que é o FGTS?

Para garantir que o funcionário que ganha a conta sem justa causa não fique totalmente desamparado, o Governo Federal mantém o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O serviço do FGTS é uma espécie de poupança para o funcionário de empresa privada. Dessa forma, o empregador deposita 8% do valor do salário na conta do fundo de garantia de seus funcionários.

Para ter acesso ao rendimento, o trabalhador precisa ser demitido sem justa causa pelo empregador. Entretanto, existe algumas situações especificas onde o funcionário pode mexer no valor ainda trabalhando. Como por exemplo: Sacar o FGTS para financiamento da casa nova ou para fazer uma reforma.

Também existe a possibilidade do cidadão selecionar entre o saque rescisão ou saque aniversário. Na primeira opção, o saque é feito da forma padrão, enquanto na opção aniversário, uma porcentagem do valor fica disponível para saque todos os anos.

​Quem tem direito?

Todo cidadão que trabalha com carteira assinada, no regime CLT, tem direito ao benefício. Não importa se trabalha em empresa privada, é trabalhador doméstico, temporário ou rural.

Veja mais: Quem tem direito ao PIS/Pasep e ao FGTS

No entanto, é preciso estar com a carteira assinada. Caso contrário, o empregador não tem obrigação de fazer os depósitos mensalmente.

Outro benefício do trabalhador é o PIS, veja como consultar o extrato.

Como instalar o aplicativo?

Os aplicativos da Caixa Econômica Federal não costumam ser muito bem avaliados. No entanto, o app do FGTS surpreende, porque além de exibir todas as informações necessárias, o cidadão tem acesso a um aplicativo rápido e sempre atualizado.

instalação do aplicativo do fgts

A instalação do aplicativo do FGTS pode ser feito diretamente pela loja do Google, para Android, ou na App Store, no iPhone.

Tendo acessado os links acima ou baixado diretamente na loja de aplicativos do seu celular, faça a instalação normalmente e pule para o próximo tópico.

Como se cadastrar no aplicativo do FGTS?

Com o aplicativo do fundo de garantia corretamente instalado em seu aparelho celular, o próximo passo é fazer um cadastro com o seu número de CPF e outras informações necessárias.

  • Primeiramente, abra o aplicativo do FGTS;
  • Em seguida, clique na opção “é novo por aqui? Cadastra-se”;

cadastra-se para criar nova conta fgts

  • Na primeira tela, insira o número do seu CPF e clique em próximo;
  • Em seguida, coloque o seu nome completo e novamente de um toque em próximo;
  • Na etapa 3 de 6, o sistema vai te pedir a data de nascimento;
  • Agora, informe o CEP da rua ou cidade onde você mora;
  • Na penúltima tela, o sistema vai te pedir um endereço de e-mail duas vezes. Fique atento a esse passo, pois será necessário fazer a confirmação do cadastro através dele;
  • Por fim, insira uma senha numérica de 6 dígitos e finalize.

O passo seguinte é fazer a confirmação do seu e-mail. Desse modo, o seu cadastro estará pronto para consultar o saldo do FGTS pelo celular.

Temos também um vídeo para auxiliar no assunto. Assista:

Como consultar o saldo do FGTS no aplicativo

Após fazer o cadastro no aplicativo FGTS. Se você ainda não entrou utilizando o seu CPF e senha de 6 dígitos, faça o procedimento.

Antes de ter acesso ao saldo do FTS no aplicativo, o sistema vai apresentar algumas questões de segurança. Entretanto, são perguntas sobre locais que você já trabalhou ou ainda trabalha, se já recebeu algum benefício, dentre outros.

Após as confirmações, você poderá consultar o saldo do seu FGTS.

Funções do aplicativo

Extrato: Ao abrir o aplicativo do FGTS já é possível visualizar o valor das contas disponíveis. Clicando em uma delas, o extrato detalhado será exibido na tela.

Último deposito: Rolando a tela do celular um pouco para baixo, será possível visualizar o valor do último deposito feito pelo empregador.

SMS: Se você clicar no botão “Mais”, disponível no rodapé do aplicativo, será possível ativar alguns serviços extras, dentre eles o recebimento de um SMS toda vez que seu empregador efetuar o deposito do FGTS.

Consultar saldo do FGTS pelo telefone

Além do aplicativo para celular, o cidadão também consegue consultar o extrato do FGTS através da central de atendimento da Caixa, ligando para o 111.

Na central, o contribuinte deve selecionar a opção referente ao FGTS, seguido da opção de consultar saldo do benefício. Feito isso, algumas opções serão informadas. Selecione aquela que corresponda ao extrato.

Como sacar o saldo do FGTS?

O valor disponível na sua conta do Fundo de Garantia FTGS pode ser sacado de duas formas. A primeira delas diretamente em um guichê do atendimento da Caixa Econômica Federal ou através do cartão cidadão, nos caixas eletrônicos ou casas lotéricas.

Entretanto, através do aplicativo do FTGS, o cidadão consegue cadastrar um conta bancária de qualquer banco para receber o saque aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *