Você sabe diferenciar entre um jumento, burro, Asno, mula e jegue?

Na verdade jumento, asno, jegue, burro e mula não são cinco animais diferentes, mas apenas dois. O que acontece é que jumento, jegue e asno é o mesmo animal, mas com nomes diferentes de acordo com a região onde é criado.

O nome cientifico do jumento é Equus asinus, um tipo de primo dos cavalos. Esse animal pode ser criado em todas as regiões do planeta, com exceção dos extremos mais gelados.

O asno é um animal com forte porte físico e com grande resistência para carregar grandes cargas e percorrer longas distancias. O seu peso médio é 400 quilos, enquanto sua altura média é de 1,30 metros.

diferença entre burro e jumento

Por outro lado, a mula e o burro são outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua.

Após a cria, se o filhote for um macho, esse será chamado de burro, caso nasça uma fêmea, essa será chamada de mula.

Um fato bastante interessante que envolve as mulas e os burros é que eles puxam a maior parte da aparência da égua e a força e resistência do pai, o jumento.

Falando novamente em resistência, tanto a mula quanto o burro possuem um equilíbrio incomparável, o que lhes permite caminhar sobre trilhas bastante íngremes em colinas, tornando-os animais perfeitos para o transporte de cargas.

Entretanto, nem tudo no burro e na mula são flores, o animal é conhecido por ter uma personalidade forte, ou seja, teimosia. No entanto, com uma domação profissional, esse animal pode se tornar um excelente companheiro.

Como nascem os jumentos e burros?

Para uma explicação mais cientifica, tanto o cavalo quanto a égua são chamados de Equus caballus. No caso do jumento ou jumenta, o nome especifico é Equus asinus.

Jumento + Égua: Após o cruzamento entre um jumento e uma égua, temos como resultado um filhote de mula ou burro:

Jumenta + cavalo: O cruzamento dessas duas espécies resulta em um bardoto.

Cruzamento entre crias dessas duas raças não dão resultados.

Principais diferenças entre Burro e jumento

Orelhas: Uma das diferenças mais perceptíveis entre um burro e um jumento está em suas orelhas. Se encontrar dois animais lado a lado, ficará fácil notas que as orelhas de um jumento são bem maiores.

Porte físico: Outra diferença marcante entre as espécies é que as mulas ou burros são maiores que os jumentos. Enquanto a altura média de um jumento é de 1,30 metros, uma mula tem em média 1,50 metros.

Pelagem: Por se tratar de um animal que puxa para a mãe, o burro e a mula possuem pelagem baixa, bem semelhante a dos cavalos. Por outro lado, os jumentos têm uma pelagem mais alta e que pode variar entre cinza, branca ou preta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *